quinta-feira, 10 de agosto de 2017

SEMANA DO ESTUDANTE 2017



Escolas da rede estadual de ensino sob a jurisdição da 6ª DIREC - Macau, inicia atividades em comemoração ao Dia do Estudante.
Além de serem ações descontraídas e recreativas, o objetivo das escolas é, proporcionar conteúdo aos estudantes.

A história do Dia do Estudante

O dia estudante é comemorado no dia 11 de agosto  desde 1927. E isso acontece porque, nesse dia, foi comemorado o centenário dos dois primeiros cursos de ensino superior no Brasil.
Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I criava, através de um decreto, os dois primeiros cursos de ensino superior em nosso país, os quais eram de os cursos de direito em Pernambuco e em São Paulo.
Até àquela presente data, o brasileiro que quisesse cursar o ensino superior precisaria se deslocar até a Europa, dessa maneira, apenas os filhos dos realmente mais abastados  é que conseguiam se formar.
Com a criação dos cursos superiores brasileiros, outros alunos também puderam começar a estudar. Obviamente, a classe média e baixa ainda não conseguia frequentar estas faculdades, no entanto, o número de doutores no Brasil cresceu consideravelmente.
Então, passados 100 anos desta data histórica, o governo brasileiro resolveu fazer uma comemoração do centenário e é nessa festa que foi anunciada, oficialmente, a criação do Dia do Estudante, para aquela mesma data.
Entretanto, nem só de festividades e inaugurações é feito o Dia do Estudante, na realidade, apenas uma década depois, essa data deixaria de ser algo comemorativo para se tornar uma data histórica de luta.