Jovens das E.E. Monsenhor
Honório/Pendências E.E. Josélia de Sousa e Silva/ Porto do Mangue participam
de encontro do Programa Jovem de Futuro sobre aprendizagem e gestão em um evento realizado pela Secretaria Estadual de Educação e da
Cultura/SEEC em parceria com o Instituto Unibanco.
A coordenadora Pedagógica da 6ª
Diretoria Regional de Educação e da Cultura (Professora Neusiene Marques), o
professor Clepson de Oliveira Brito Morais da E.E. Monsenhor Honório/Pendencias
participam de encontro com estudantes da rede estadual para discutir
aprendizagem e gestão escolar. O evento, realizado pela SEEC em parceria com o
Instituto Unibanco, teve abertura na noite desta terça-feira (22), no
auditório do hotel Holiday Inn, em Natal.
O encontro tem o objetivo de
promover o diálogo entre estudantes e gestores escolares para estimular a
participação dos jovens na gestão de suas escolas, com foco na melhoria da
aprendizagem. O evento iniciou com a exibição exclusiva do
documentário “Nunca me sonharam”. O
filme traça um panorama do Ensino Médio nas escolas da rede pública do Brasil
sob diferentes pontos de vista, mas principalmente a partir dos
estudantes. O documentário foi produzido pela Maria Farinha Filmes e dirigido por Cacau Rhoden, tendo sido filmado em mais de dez estados do
Brasil.
A fase piloto do Jovem de Futuro
contempla duas escolas em nossa regional: a Monsenhor Honório/Pendências e a
E.E Professora Josélia de Souza e Silva/Porto do Mangue com a premissa de que a
gestão escolar de qualidade, orientada para resultados, pode proporcionar um
impacto significativo no aprendizado dos estudantes do Ensino Médio. Isso
porque entende que uma gestão eficiente, participativa e com foco nos
resultados de aprendizagem influencia de maneira decisiva a qualidade da
educação oferecida pelas escolas.
O encontro seguiu durante toda a
quarta-feira (23), com a participação de Karoline Leandro de Melo/E. E.
Monsenhor Honório; Silas Samuel da Silva/ E. E. Monsenhor Honório; Joana Eloisa
do Nascimento/ E.E. Josélia de Sousa e Silva e Ingrid Royane da Silva
Honorato/E.E. Josélia de Sousa e Silva. Os alunos foram estimulados a dialogar acerca
dos principais desafios e fatores que dificultam a aprendizagem em sala de
aula. Foram formados grupos para a realização de atividades com base em um
roteiro e o apoio de especialistas: os estudantes vão discutir sobre como
potencializar sua participação na escola, e os gestores, sobre como viabilizar
essa participação.