quinta-feira, 14 de maio de 2015

Projeto RN Sustentável



As escolas participantes dos Projetos de Inovação Pedagógica (PIP) financiado pelo Banco Mundial firmam convênios com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, na próxima terça-feira, dia 19, às 8h30, no auditório professora Angélica Moura, da Secretaria de Educação e da Cultura, em Natal. Os convênios fazem parte da ação educacional do Projeto do RN Sustentável.

O evento terá as presenças do governador do RN, Robinson Faria, do secretário estadual da Educação, Francisco das Chagas Fernandes, dos chefes das Diretorias Regionais de Educação e da Cultura (Direcs), e técnicos da SEEC e da Secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan).

Um total de cento e onze escolas estaduais das mais diversas regiões do Rio Grande do Norte, vinculadas às Direcs de Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceara Mirim, Macau (escola contemplada: E.E. Luiz Gonzaga - Pendências), Santa Cruz, Angicos, Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró, Apodi, Umarizal, Pau dos Ferros e João Câmara, serão beneficiadas  pelo projeto RN Sustentável. Todas Elas passaram por processos de formação e orientação para elaboração das suas propostas e tiveram seus projetos aprovados.

Os repasses financeiros chegarão aos caixas escolares totalizando recursos na ordem de R$ 1.794.678,45, variando conforme o porte e proposta da escola. Depois da assinatura do convênio e efetiva implementação dos PIPs nas unidades escolares contempladas, serão realizados acompanhamentos in loco por orientadores do projeto.

Seleção – O processo de seleção das unidades escolares se deu em julho do ano passado, no auditório professora Angélica Moura, da Secretaria de Educação e da Cultura, com as presenças da equipe do Banco Mundial , da auditoria do Tribunal de Contas do Estado - TCE/RN, diretores e técnicos pedagógicos das Direcs. Entre os critérios aplicados para a seleção estão o da escola ter turma do sexto ano do ensino fundamental e/ou primeira série do ensino médio.

Depois as escolas selecionadas receberam formação específica para elaboração dos projetos inovadores e apresentaram uma proposta de trabalho visando receber apoio técnico, pedagógico e financeiro, para a implementação das propostas contidas nos respectivos projeto.